zig

ZigTrip

Há pouco tempo, nos deparamos com um ótimo projeto documental de cicloturismo realizado pelo Fabiano Zig, o ZigTrip. O projeto consta em documentar suas viagens e incentivar o nicho de cicloturismo em nosso país, “estimulando as pessoas a saírem de suas zonas de conforto e viverem a vida plenamente”.

Promover a cultura da bicicleta ainda é novidade pelo nosso Brasil; o Zig, como nós e outros projetos espalhados pelo Brasil, se voltou a esse nicho e começou a produzir materiais fotográficos e de audiovisual querendo dar uma nova cara à realidade da cicloviajem no Brasil. Seu projeto começou a partir de sua viagem pela Serra do Espinhaço, “a Cordilheira Brasileira”, realizada em 2013, e, desde então, se dedica ao projeto promovendo as ações voltadas ao mundo da bicicleta e das viagens alternativas; iniciou uma WebSérie sobre essa viagem chamada “Expedição Serra do Espinhaço, a Cordilheira Brasileira”.

 

Segundo o Zig, essa foi uma paixão realizada passo a passo aproveitando o que a vida lhe oferecia segundo o caminho que decidiu trilhar. Por ter vivido em muitos lugares diferentes, quando nos Estados Unidos, havia decidido voltar para o Brasil de bike. “Não sou atleta, apenas utilizo a bicicleta como transporte, ou seja, o meu condicionamento físico não era dos melhores, mas em minhas pesquisas sempre li que o condicionamento se adquire ao longo da cicloviagem. Óbvio que, por eu já pedalar, eu me sentia em condições em enfrentar o desafio. […] Quando tomei a decisão – em agosto de 2013 -, a única coisa que eu tinha era confiança e determinação, me sentia seguro para me jogar nessa empreitada de peito aberto.”

Assim, formatou seu primeiro projeto de viagem: juntando sua paixão por fotografia, a bicicleta e a Serra do Espinhaço, deu vida à “Expedição Serra do Espinhaço, a Cordilheira Brasileira, de Bicicleta”. Foram percorridos e documentados 1935km pelos estados de Minas Gerais e Bahia.

Se você, como nós, se interessou pelo projeto, não deixe de acompanhá-lo através das  redes sociais e website. Esse é um dos projetos que repercutem no interesse de todos aqueles que querem desenvolver uma mirada mais humana a respeito da vida, e que, de forma simples e singela, busca nas ferramentas da cicloviagem e do audiovisual compartilhar o senso de humanidade existente em cada um de nós.

Para mais detalhes: